[ editar artigo]

Comércio e Covid-19 = Reinvenção do seu negócio

Comércio e Covid-19 = Reinvenção do seu negócio

Em momentos de crise ou mudanças de cenário, é comum nos sentirmos receosos pelo futuro de nossos negócios. A situação atual do comércio, que aos poucos vem sendo retomada, e o covid-19 geram inseguranças, mas existem maneiras para enfrentar essa situação através de novas ideias e oportunidades.

Então, vamos conversar sobre algumas alternativas que você poderá fazer para amenizar os impactos causados pela Covid-19.

1) Mantenha relacionamento com os seus clientes:

Já que muitos comércios estão de portas fechadas esse é um ótimo momento e oportunidade para se aproximar de seus clientes. Hoje existem diversas maneiras de nos relacionarmos com nossos clientes, seja pelos meios tradicionais como uma ligação ou pelos meios digitais através das redes sociais. Independente da maneira que você escolha, esse é o momento de se mostrar disponível para os seus clientes, demonstrando que mesmo diante da situação que estamos passando você está aqui para o que eles necessitarem.

2) Já pensou no delivery como seu aliado:

Estamos passando por um momento de isolamento, onde pessoas não estão saindo de suas casas, mas estão buscando alternativas para atender as suas necessidades e desejos, e o delivery é uma dessas alternativas. Aliando um bom atendimento com promoções atrativas e seguindo as recomendações sanitárias, o delivery pode ser um bom aliado na busca em aumentar o número de vendas mesmo diante da crise.

3) Planejamento para o pós crise:

Aproveite este momento para organizar a gestão do seu negócio, estruturar as suas finanças, observar melhor como está sendo o comportamento do seu cliente, aprender e estudar coisas novas que poderão fortalecer o seu negócio, como por exemplo atuar de forma mais digital, e por que não colocar novas estratégias em ação? É bem provável que haja mudanças significativas nos comportamentos de consumo após a crise, então fique atento para saber onde e como atuar daqui para frente.

4) Comece a ser visto no ambiente digital:

Uma das principais soluções que os negócios possuem hoje para amenizar os impactos do Covid-19 é o ambiente digital, seja através de lojas virtuais ou plataformas de divulgação de forma online. Estar hoje na internet é imprescindível para qualquer negócio, seja em momento de crise ou não, pois as vantagens são inúmeras: baixo custo, maior alcance de pessoas, facilidade no atendimento e pagamento para o consumidor. Fique atento, porque durante esse período de crise, várias empresas estão disponibilizando plataformas para que os pequenos negócios divulguem seus produtos de forma online.

5) Esteja sempre atento e atualizado sobre as medidas tomadas pelo Governo:

Desde o agravamento da crise causada pelo Covid-19 em todo o país, o governo federal e as autoridades estaduais vêm tomando medidas no combate aos prejuízos causados na economia.

Para os microempreendedores individuais algumas medidas foram tomadas para amenizar e dar fôlego financeiro para essas empresas:

Prorrogação do pagamento do boleto DAS referentes aos meses de março, abril e maio para vencimento em outubro, novembro e dezembro.

Alteração no prazo de entrega da DASN-SIMEI que é a declaração anual do MEI para o dia 30/06/2020.

Aprovação do auxílio emergencial no valor de R$ 600,00 para microempreendedores individuais e informais.  

4ª Criação de linhas de crédito para microempreendedores individuais.

Agora que falamos sobre alternativas para combater os impactos do Covid-19 e sabendo que o normal de hoje não será mais o normal do amanhã em nossos hábitos, gostaria de compartilhar com você um bate papo bem bacana que tivemos com Michel Alcoforado, especialista em consumo e comportamento.

Espero que aproveite o material e conte sempre conosco 😉

🔵 Atendimento Digital SEBRAE 🔵
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail ou 0800 570 0800 :)

Vida de MEI

Comunidade Sebrae
Rodrigo Feyerabend
Rodrigo Feyerabend Seguir

Administrador, Especialista em gestão de projetos, Consultor do Sebrae/PR e Papai do Dudu.

Ler conteúdo completo
Indicados para você