[ editar artigo]

[Conteúdo com vídeo] Como o MEI pode aliar produtividade e qualidade vida

[Conteúdo com vídeo] Como o MEI pode aliar produtividade e qualidade vida

Nunca se falou tanto em qualidade de vida no trabalho. Hoje, as empresas estão investindo no capital humano, um ambiente saudável de trabalho se tornou prioridade no meio corporativo. Para o Microempreendedor Individual (MEI) esta questão se torna um pouco mais complicada, uma vez que praticamente todas as atividades são realizadas por uma única pessoa.

Os empreendedores contam com uma gama de dados e informações para atender as demandas do mercado. Para encerrar o dia sem a sensação de esgotamento  e continuar com os outros compromissos diários, é necessário manter a organização e o foco diante das atividades a serem realizadas.

O segredo para aliar o aumento da produtividade com a melhora da qualidade de vida enquanto sua empresa cresce é investir tempo e recursos em planejamento. Quanto mais gradual e controlado for este processo, melhores as chances de manter o equilíbrio. 

Produzir o máximo possível é desejável, mas perder a saúde e a qualidade de vida é algo muito perigoso, mas corriqueiro. Buscar resultados sem levar isso em conta pode ser um caminho sem volta. Por isso, é preciso alinhar os objetivos.

Porém, quando estamos sob pressão para produzir algo não significa necessariamente que precisamos passar por estresse. Quando o ambiente é positivo e propício, a pressão pode ser revertida em adrenalina, gerando sentimentos de prazer e felicidade quando os resultados almejados são alcançados. Diante desse cenário, devemos levar em conta a aprendizagem contínua e com qualidade.

Conquistando o equilíbrio entre produtividade e qualidade de vida

Para que a produtividade e qualidade de vida caminhem lado a lado é necessário que as demandas estejam adequadas ao perfil do empreendedor, condizentes com seus conhecimentos e habilidades, e bem planejadas para evitar erros e retrabalhos.

Também é preciso estipular prazos realistas, respeitando seus limites. Afinal, a qualidade de vida está diretamente relacionada com o modo como você encara o trabalho e como age para alcançar as metas e os resultados. 

Outro fator que está ligado ao equilíbrio é o seu limite. Não aceite mais demandas do que consegue dar conta. O excesso de trabalho acaba deixando qualquer um tenso, estressado e cansado, o que compromete sua vida pessoal e social, bem como sua produtividade.

Evitar estes tipos de problemas pode ser mais fácil do que imagina. Busque cultivar a lei do equilíbrio. Dê o seu melhor, tenha ideias, soluções e inovações. Gerencie o seu tempo, atenda suas demandas dentro dos prazos, mas sempre dentro do limite e do bom senso.

Produtividade não é fazer diversas coisas ao mesmo tempo, mas sim, fazer muito bem aquilo que foi demandado. Tente fazer o trabalho com excelência, crie o hábito de gerir o seu tempo. Essas atitudes podem ajudá-lo a aumentar seu foco e comprometimento.

Uma boa opção para o MEI é a contratação de um funcionário, pois fazer tudo sozinho e centralizar muitas atividades pode ser extremamente pesado. Quando você tenta abraçar tudo, o resultado pode ser um desgaste físico e emocional.

Para que isso não aconteça, aprenda a delegar algumas tarefas e funções. Isso pode trazer uma grande economia de tempo. Além de gerir melhor o seu tempo, você irá se dedicar ao que realmente é relevante.

Investir em aprendizagem também é uma boa forma de aliar produtividade e qualidade de vida. Quando as pessoas ficam presas apenas à rotina do trabalho, a produção diminui. Por isso, procure sempre se reciclar, conhecer novas metodologias e tecnologias, invista em cursos e siga o caminho do aprimoramento. 

Essa é uma maneira interessante de melhorar seu raciocínio e estimular a criatividade. Com isso, você consegue criar diferentes alternativas e soluções para os problemas do dia a dia.

Por último, não podemos esquecer de fugir das distrações diárias. Procure tomar medidas práticas e reduza os momentos que atrapalham a concentração e, consequentemente, a produtividade. Desconectar das distrações pode ser uma maneira eficaz de melhorar a realização dos projetos. Esvazie a sua mente de vez em quando, esse mecanismo pode torná-lo mais produtivo e certamente irá melhorar a sua qualidade de vida.

Vida de MEI

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você