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Como tornar o atendimento um momento incrível para meu cliente.

Como tornar o atendimento um momento incrível para meu cliente.

Oferecer um atendimento de qualidade aos clientes, sem sombra de dúvidas, é um dos maiores desafios enfrentados pelos donos de bares, restaurantes e outros tipos de serviços que lidam diretamente com o consumidor final.

E sabe por que os empreendedores gastam tanto tempo e energia procurando a fórmula de sucesso para um bom atendimento? Porque um cliente satisfeito pode gerar um excelente marketing boca a boca.

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Crie uma cultura

A cultura organizacional envolve, basicamente, os valores, normas formais e informais e hábitos que orientam diretamente no comportamento de todos os funcionários de uma empresa. Sua criação torna-se importante para que cada colaborador sinta-se parte do grupo, entenda seu papel no trabalho e também, contribua para o crescimento da empresa.

Então, se você está focado em gerar um atendimento de excelência ao seu cliente, sua tarefa é fazer com que seus funcionários se coloquem no lugar dos mesmos e procurem sempre estar dispostos a atender às necessidades e solucionar problemas em cada atendimento.

Pesquisa de satisfação 

Para que sua empresa cresça, é fundamental ter clientes felizes. Por meio da pesquisa de satisfação, você poderá identificar quais são os pontos fortes e fracos de seu negócio e se o nicho esperado está sendo atingido.

Assim como todas as pesquisas, você deve possuir procedimentos de como agir ao receber uma crítica de seu cliente, pois um comentário de insatisfação pode colocar em jogo a reputação de seu estabelecimento e jogar fora anos de trabalho. Uma dica é que você procure sempre reagir, frente a esses conflitos, de forma confiante, mostrar ao cliente que sua opinião é importante e que ela pode agregar e trazer melhorias em seu atendimento.

Marketing de relacionamento

Utilizar as mídias sociais para criar um elo adicional com o cliente, deve fazer parte de seus planos. Sempre que um cliente interagir em suas postagens, esteja pronto para respondê-lo. Procure gerar enquetes onde as opiniões ali expostas te permitam conhecer mais de seu público e até mesmo gerar oportunidades de novos produtos, pratos, bebidas, promoções e por aí vai.

Mas, não se esqueça: o marketing de relacionamento vai te permitir fidelizar clientes e torná-los grandes propagadores de sua marca.

Comunicação

É muito importante que o cliente consiga se comunicar com sua empresa de forma ágil e eficaz. Os canais de comunicação devem ser organizados, pois nenhum cliente pode ficar sem retorno, pois isso poderá destruir a imagem de sua empresa em médio e longo prazo. Por isso, selecionamos alguns canais que você poderá adotar, como: e-mail, telefone, WhatsApp Business, redes sociais, chat on-line e ouvidoria.

Conclusão

Mesmo em um mundo tão digital, não podemos nos esquecer de que um atendimento mais humanizado possível pode trazer grandes benefícios para a empresa.

Estar próximo de seu cliente é dar voz a ele demonstra o quanto ele é importante e faz parte de seu negócio. Ou seja, se você deixar as necessidades dele de lado, você afetará a sustentação de sua empresa em longo prazo.  

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Vida de MEI

Comunidade Sebrae
Rodrigo Feyerabend
Rodrigo Feyerabend Seguir

Administrador, Especialista em gestão de projetos, Consultor do Sebrae/PR e Papai do Dudu.

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