[ editar artigo]

DISTANCIAMENTO SOCIAL E VIDA DE MEI: O QUE FAZER EM TEMPOS DE PANDEMIA? | Guia de Tendências 2020-21

DISTANCIAMENTO SOCIAL E VIDA DE MEI: O QUE FAZER EM TEMPOS DE PANDEMIA? | Guia de Tendências 2020-21

A pandemia do Coronavírus fragilizou o mundo, impactando não apenas nossas vidas pessoais como também nossos negócios. Os empreendedores mais antenados, porém, logo passaram a acompanhar as novas relações que estão se estabelecendo no mercado a partir de agora. Pensando nisso, o Sebrae lançou recentemente o Guia de Tendências 2020-21: Sociedade e Consumo em Tempos de Pandemia, que traz uma série de informações sobre as novas mentalidades de consumo e novas configurações laborais, durante e pós-pandemia. 

 

Embora o Guia seja de extrema importância para que você, empreendedor, possa compreender melhor sobre o novo cenário global, sabemos que ainda assim "um exemplo pode valer mais que mil palavras”, não é mesmo? Por isso agora trazemos este artigo, que contém diversos exemplos de iniciativas no seu setor que estão captando muito bem o atual Zeitgeist e as novas tendências de mercado!

 

Fonte: Nos

 

Com a paralisação operacional de diversos negócios durante o período de distanciamento social, e sua decorrente recessão econômica, uma grande parcela de microempreendedores por todo o mundo foi negativamente atingida. Mesmo havendo auxílios do governo, sabemos que a realidade segue difícil para a maioria dos beneficiados. Entre os maiores desafios da atualidade, estão questões como estimular o público a comprar (afinal, as dificuldades financeiras também o atingiram), e adaptar os negócios às novas restrições de segurança sanitária (especialmente os que dependem de atendimento presencial e atividades de aglomeração). As oportunidades, porém, talvez estejam justamente nos novos hábitos de consumo que o público passa a criar a partir daqui.

 

Em Londres, enquanto bares e pubs permanecem fechados, as empresas Patrón e Ned's Club se uniram para levar um pedacinho da noite londrina até a casa dos clientes. Usando uma van retrô, estilo anos 20, a parceria visa realizar serviços de entrega de alguns produtos do pub, como a clássica cerveja Picante de la Casa, ou mesmo alternativas não alcoólicas. Além da comodidade e da segurança, a ideia é que o público ainda possa desfrutar de uma experiência teatral em frente às suas casas. 

 

Para as famílias com crianças, porém, pode ser que a dificuldade não esteja em entreter apenas os adultos, mas em encontrar atividades que divirtam os pequenos. Pensando nisso, a Quarantales cria histórias personalizadas para crianças. Ao passar algum tempo em isolamento com a família, Herny e Ashlee era recorrentemente requisitado por filhos e sobrinhos a contar histórias para que a tropa mirim pegasse no sono. Notando essa demanda constante, e o sucesso de ambos com "o cargo",  o casal de criativos decidiu fundar a Quarantales para compartilhar seu talento com outras crianças em quarentena. Para encomendar uma história com Henry e Ashlee, basta acessar o site do Quarantales, onde os pais devem contar um pouco mais sobre seus filhos e os os interesses deles, possibilitando que o casal possa escrever histórias devidamente cativantes para cada criança. Além disso, é possível ainda agendar um horário no Google Hangouts para que os próprios criadores contem as histórias para pais e filhos.

 

Falando em quarentena, nos Países Baixos, voluntários da Fundação Zwolle criaram o "Kit de Primeiros Socorros contra o Tédio". A ideia é ajudar famílias carentes em isolamento a se entreterem sem depender de recursos digitais, e inclusive melhorarem a qualidade de relacionamento enquanto convivem por tanto tempo debaixo do mesmo teto. Os kits são compostos por doações de voluntários, e podem conter brinquedos variados, como jogos de tabuleiro, baralhos, bolas, cordas e bonecos (exceto bichos de pelúcia, devido às dificuldades de higienização). Para participar da ação, basta que os voluntários se inscrevam via formulário online ou chamada telefônica. Após validada a inscrição, uma breve descrição das crianças é enviada aos voluntários para orientá-los sobre o perfil e os gostos de cada uma, ajudando-os a montar kits mais compatíveis — e é possível ainda que cada doador escreva ainda uma carta pessoal à crianças que receberão seus kits.

 

Saúde mental, aliás, é um assunto que já vinha ganhando destaque pelo mundo recentemente, e agora com as medidas de isolamento social não há dúvidas de que ganha ainda mais força. Percebendo a necessidade do público em discutir sobre o tema, o especialista em saúde mental Pooky Knightsmith criou o Cards Against Anxiety, um conjunto de livro e cartas que pode ajudar as pessoas a aumentarem a capacidade de atenção e lidarem melhor com estresses cotidianos. O livro, que contém 128 páginas, é focado em técnicas de terapia cognitivo-comportamental e apresenta uma variedade de métodos, úteis para situações específicas. Já o baralho de 25 cartas serve para complementar o livro, de modo que cada uma apresenta frases que remetem às técnicas destacadas no livro. Como os cartões são pequenos o suficiente para caberem em carteiras, é possível ainda utilizá-los como lembretes sortidos no dia-a-dia.

 

Fonte: Poketo

 

Considerando a crise estabelecida pela pandemia, os exemplos acima mostram que, assim como mencionado no início deste artigo, as oportunidades parecem realmente estar nos novos hábitos de consumo do público. Soluções originadas principalmente das novas relações das pessoas com suas casas ou famílias, compras à distância, ou autoconhecimento (e saúde mental), parecem ser as que mais estão ganhando força neste momento. Do mesmo modo, comerciantes e negócios que estão se unindo para encontrar saídas, também mostram estar se destacando para enfrentar o período pandêmico. Por isso, perguntamos:

 

E você, empreendedor, que novas configurações de consumo está notando como oportunidades para o seu negócio? De que modo você pode estimular a circulação econômica no seu setor?

Para mais ideias inspiradoras, confira o nosso Guia de Tendências 2020-21: Sociedade e Consumo em Tempos de Pandemia!
___

¹ Zeitgeist: 'Espírito do Tempo', em alemão. Conceito difundido pelo filósofo Hegel no séc. XVI para se referir à cultura específica de uma época.

Vida de MEI

Comunidade Sebrae
Mauricio Reck
Mauricio Reck Seguir

Consultor de Inovação no Sebrae/PR & CEO na UNA Smart!

Ler conteúdo completo
Indicados para você