[ editar artigo]

Empreendedorismo na construção civil: Aplicações para o MEI obter sucesso

Empreendedorismo na construção civil: Aplicações para o MEI obter sucesso

Ter um negócio próprio é o sonho de muita gente e o brasileiro tem uma forte vocação para o empreendedorismo. Em meio às dificuldades, surgem oportunidades para criar empreendimentos rentáveis.

Um dos setores que sofre com a crise é o da construção civil. A redução do poder de compra da população, a ausência de crédito imobiliário e altas taxas de juros são fatores que contribuem para isso. Este cenário produz altas taxas de desemprego e é nessa hora que o empreendedor pode se destacar.

Para tirar a ideia do papel, muitas pessoas se formalizam por meio da modalidade Microempreendedor Individual (MEI). Alguns benefícios, como a redução significativa dos impostos têm contribuído para a regularização de negócios de pequeno porte.

Aplicando o empreendedorismo na construção civil

Embora o setor da construção civil também seja afetado pela crise econômica, há um aumento pela procura de uma série de serviços que necessitam de mão de obra especializada.

Apesar desta demanda, ainda existem poucas empresas especializadas nessa área em que predominam as atividades informais, com a contratação de pessoas que, em geral, não possuem especialização e não regularizam seu empreendimento.

Existem várias oportunidades para quem está de olho neste nicho de mercado, como reformas estruturais de imóveis, criação de projetos residenciais e pequenos reparos. Além disso, existem muitas outras oportunidades em torno de uma construção.

Para ingressar nessa área, o empreendedor deve identificar o nicho de mercado de atuação para investir seus recursos. Portanto, é necessário buscar oportunidades e segmentos de atuação em que não tenha saturação de ofertas.

O setor de reformas é uma boa opção para o empreendedor que deseja se especializar nessa área. Isso ocorre porque o valor de aquisição de imóveis não cabe no bolso da maioria dos consumidores. Por isso, uma boa opção é comprar e reformar imóveis mais antigos. Além de serem mais baratos, também podem ser mais espaçosos. 

Hoje, os clientes estão interessados em reformar seus ambientes e não começar tudo do zero. Outra tendência é modernizar as edificações a fim de aumentar a eficiência e a sustentabilidade. Além disso, um imóvel reformado se torna mais valorizado no mercado. Porém, ainda faltam profissionais capacitados para esse tipo de serviço. Lembre-se de que uma reforma feita por alguém inexperiente pode virar um transtorno.

Os reparos hidráulicos, elétricos e instalações em geral são importantes e necessárias ao longo da vida útil da edificação. Como são serviços específicos, poucas empresas atuam exclusivamente nessas áreas.

Os serviços especializados podem se consolidar cada vez mais na construção civil, uma vez que a terceirização com a reforma da Lei Trabalhista tem trazido mais segurança jurídica às empresas desse setor. Isso abre um leque de empresas prestadoras de serviços focadas em atividades especializadas, como vedação, estrutura, instalações etc.

A consultoria é outro ramo que tem sido visado na construção civil. Isso ocorre pela necessidade de reduzir os custos e tornar os processos mais ágeis. Um consultor  pode oferecer conhecimento da área, gestão de recursos etc. Invista na capacidade de racionalizar soluções.

A economia colaborativa também pode ser aplicada nessa área com o aluguel de máquinas, por exemplo. O cliente pode locar por um determinado período qualquer tipo de ferramenta para executar o serviço para o qual foi contratado. Dessa forma, o consumidor não precisa comprar equipamentos caros, pode ter acesso à tecnologia de ponta e não precisa se preocupar com a obsolescência dos equipamentos.

Outra aposta para quem deseja entrar nesse nicho de mercado são as microfranquias. No Brasil, existem muitos empreendimentos desse tipo na área da construção civil. Uma das vantagens que o empreendedor tem com esse modelo de negócio é que o nome consolidado no mercado. Porém, deve seguir as regras impostas pelo franqueador.

Existem várias opções para quem deseja empreender na construção civil. Para que o seu negócio ganhe destaque no mercado não basta ser só mais um. Portanto, investir em capacitação em seu ramo de atuação é imprescindível para que você se torne referência na atividade e seja indicado a novos clientes. 








 

Vida de MEI

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você