[ editar artigo]

Ferramentas digitais: 05 dicas para o MEI otimizar o seu negócio

Ferramentas digitais: 05 dicas para o MEI otimizar o seu negócio

As ferramentas digitais são formas de tornar o trabalho de qualquer pessoa mais fácil, principalmente, no caso dos Microempreendedores Individuais (MEI). É possível encontrar ferramentas com baixo custo e até gratuitas. Assim, empresas pequenas conseguem atuar de forma organizada e otimizada.

Existem ferramentas com funções bem variadas, como organização de tarefas, gestão financeira e divulgação de um produto. Porém, muitos empreendedores têm receio de utilizar novas tecnologias por parecerem difíceis ou estarem acostumados com o método tradicional de anotar tudo na mão. 

Pesquisas realizadas pelo Sebrae apontam que apenas 21% dos MEIs preferem fazer o gerenciamento financeiro digitalmente. Hoje, as tecnologias para smartphones estão cada vez mais intuitivas, sendo possível dominá-las sozinho ou seguir as instruções. Também não é descartada a possibilidade de aprender gratuitamente a usar essas ferramentas. Existem muitos cursos que ensinam os empreendedores a administrar o negócio por meio de ferramentas digitais.

Potencialização da divulgação de produtos e serviços

Ainda de acordo com o Sebrae, 73% das pequenas empresas paranaenses utilizam ferramentas digitais para potencializar os negócios. O uso de aplicativos na divulgação de produtos e serviços promovem ganho em vendas e aproximam os clientes. O WhatsApp e o Facebook são as plataformas mais utilizadas pelos pequenos negócios.

Já no âmbito nacional, 40% das empresas possuem perfil no Facebook e o WhatsApp é utilizado por 72% para se comunicar com os clientes; 59% utilizam o serviço para disponibilizar informações de produtos e 43% para realizar vendas. O Facebook também é usado para os mesmos fins, mas em menor intensidade.

No Paraná, 84% dos empreendedores disseram acessar a internet e 35% delas utilizam algum software para gerir as atividades do negócio.

Ampliar a competitividade

A presença digital é uma forma das pequenas empresas ampliarem sua competitividade. Ela é essencial à sobrevivência dos empreendedores. Se você quer ampliar seu mercado, é preciso entender o novo perfil do consumidor, utilizar as ferramentas e mídias digitais para estar conectado com seu público. 

Faz- tudo dentro da empresa

O MEI é um faz-tudo dentro da empresa - cuida da compra, venda, estoque e atendimento ao cliente. Além do gerenciamento das tarefas diárias, ele também pode ter algumas dificuldades para controlar as finanças pessoais e da empresa.

Qipu

O aplicativo Qipu para smartphones unifica o faturamento e as despesas do MEI, facilitando o controle financeiro de uma forma mais objetiva e organizada. Além disso, permite que o empreendedor escaneie e guarde os comprovantes das despesa, gere guias de DAS e emita notas fiscais eletrônicas de serviço, deixando sua empresa regularizada na Receita Federal, garantindo os benefícios previdenciários. Esses são somente alguns exemplos dos recursos gratuitos. O Qipu ainda oferece uma série de serviços pagos de assessoria contábil.

Google para PMEs

O Google para PMEs é um site desenvolvido para ajudar os empreendedores a dar os primeiros passos ao colocar seu negócio na internet. A ferramenta pode ser utilizada sem custo e, para utilizá-la, o empreendedor precisa preencher as informações básicas sobre a empresa e determinar seus objetivos. Após esse procedimento, ele recebe um plano personalizado com um passo a passo de como utilizar as ferramentas do Google para atingir seus objetivos e expandir sua presença online.

Arquivos em nuvem

Por atuarem sozinhos, os MEIs devem ter muito cuidado com seus arquivos. O Google Drive é ideal para isso, pois ele permite o backup de todos os tipos de arquivo em nuvem e conta com 15GB de espaço free. Você pode armazenar e compartilhar arquivos com outras pessoas, sem que eles vejam os demais dados no seu aplicativo.

Networking

Uma das ferramentas digitais que auxilia o empreendedor a fazer networking é o Aussi. Na plataforma, você pode se conectar gratuitamente, trocar experiências e resolver dúvidas com outros usuários. Na versão paga, o empreendedor pode ter uma consultoria de negócios. 

Em resumo, o MEI pode otimizar o seu negócio por meio de ferramentas digitais, uma vez que o tempo economizado e a organização fazem com que ele possa se dedicar a outras atividades, como a venda de produtos ou serviços. A tecnologia está aí para facilitar o dia a dia do empreendedor.




 

Vida de MEI

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você