[ editar artigo]

MEI: dicas para aumentar a produtividade do seu negócio

MEI: dicas para aumentar a produtividade do seu negócio

Ser empreendedor não é uma tarefa fácil, e manter uma empresa pode ser desafiador. Se você ainda está no começo, aproveite essas dicas para organizar melhor a sua produtividade e da sua empresa. Se você já é um MEI há algum tempo, parabéns por estar interessado em como evoluir o seu negócio.

Aumentar a produtividade é um tema muito importante, mas acredito que mais do que isso, é uma medida essencial. Quem não investe tempo para ganho de eficiência, fica para trás e é facilmente engolido pela concorrência.

E como conseguir ser mais produtivo e ficar à frente dos seus concorrentes? Essas são as dicas que vamos te mostrar agora.

 

👩🏽‍💻 Simplifique seus processos 

Adote a tecnologia disponível a favor da sua empresa. Opte por processos automatizados, onde você e seus funcionários poderão se concentrar na estratégia e na produção de valor ao invés de perder tempo com tarefas repetitivas. Sistemas de gestão são uma ótima pedida e poderão fazer uma grande diferença na produtividade da sua empresa.

☁ Adote a nuvem

São os Drivers compartilhados. Toda a empresa utiliza a nuvem para arquivar e compartilhar arquivos com acesso remoto, inclusive dos dispositivos móveis. Isso ajuda na usabilidade dos funcionários no dia a dia. Com essa facilitação eles poderão acessar os documentos, enviar e-mails com muito mais agilidade e facilidade. Sem contar que ao manter seus documentos em uma nuvem, você terá muito mais segurança no armazenamento das suas informações, sem o risco de perder algum documento importante.

📈 Indicadores de desempenho

Além de automatizar os processos da sua empresa, é preciso saber delegar tarefas. É difícil essa função e muitas vezes o dono do próprio negócio, por entender de todas as áreas, acaba “abraçando o mundo” o que prejudica no desempenho da produtividade.

Uma maneira eficiente de delegar funções e ainda ter o controle são os KPIs (Indicadores-chave de desempenho), já ouviu falar? Em resumo, são os índices que refletem o nível de sucesso de um negócio. Ao se estabelecer metas para um determinado período, eles permitem acompanhar os resultados obtidos e qual foi o percentual de desenvolvimento alcançado em relação ao período anterior.

📑 Foque na experiência do empregado “Employee Experience”

Falamos em automatização dos processos, porém não se pode esquecer que são os colaboradores da sua empresa que irão administrar e controlar tais sistemas digitais. Por isso, a experiência do empregado, ou termo comumente utilizado “Employee Experience” deve ser um dos principais focos da sua atenção. Com ela a empresa foca em adotar iniciativas que favoreçam o desempenho das equipes, como o clima organizacional, necessidades dos membros do seu time, feedback contínuo.

⏳ Reduza as reuniões

Mude a cultura da reunião. Uma das principais queixas de funcionários é a quantidade excessiva de reuniões e sem objetivo.

Pense antes, um e-mail  vai resolver o assunto? Se sim, pronto! Caso seja necessária uma reunião presencial ou online, tome algumas medidas antes:

  1. Identifique o objetivo da reunião, qual o problema que ela quer resolver;
  2. Convite para reunião somente quem irá contribuir na solução de tal problema;
  3. Agende com antecedência;
  4. Estipule um período máximo para que a reunião não fique sem objetivo;
  5. Saia da reunião com objetivos bem definidos, que devem ser direcionados e comunicados a todos os interessados.

🤝🏽 Ofereça flexibilidade

Atualmente tal flexibilidade foi colocada à prova com os Home Offices e muitas empresas notaram melhoria no desempenho dos seus funcionários. Então por que não propor a flexibilização também para os seus colaboradores? Outra medida interessante são os horários alternativos de trabalho, assim o foco não são nas horas trabalhadas e sim na entrega de resultados.

Aumentar a produtividade do seu negocio não sera uma tarefa fácil e não acontece da noite para o dia. É preciso determinação e foco para atingir o maior objetivo que sua empresa poderia alcançar. Criar processos, automatizações e criar uma rotina de acompanhamento são mecanismos utilizados por grandes e pequenas empresas que querem sair do óbvio e prosperar.

Temos certeza que também é o seu desejo, não é?

Precisa de ajuda? Fale com o Sebrae: 0800 570 0800 ou acesse nosso Portal.

Estamos com atendimento online, para você empreendedor ♥️

Espero que tenham gostado 😃    
Até a próxima.

Vida de MEI

Comunidade Sebrae
Sebrae Paraná
Sebrae Paraná Seguir

Especialista em Pequenos Negócios - Atendimento ao Cliente | Marketing | Marketing Digital | Finanças | Gestão | Empreendedorismo | Comunicação | Inovação

Ler conteúdo completo
Indicados para você