[ editar artigo]

Microempreendedor Individual: Vantagens, obrigações, dispensa de alvarás e licenças.

Microempreendedor Individual: Vantagens, obrigações, dispensa de alvarás e licenças.

O MEI é um regime tributário simplificado criado a partir de 01 julho de 2008 para incentivar e facilitar a formalização de profissionais que exercem suas atividades na informalidade. Temos mais de 10 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) no país. O microempreendedor individual é o pequeno empresário que tenha faturamento limitado a R$ 81 mil por ano, 6.750 mensais. Não participe como sócio, administrador ou titular de outra empresa e contrate no máximo um empregado. Também é necessário que exerça uma das atividades permitidas em lei ao microempreendedor individual (CNAE).

Durante esse período de pandemia que estamos vivendo, com as mudanças das relações de trabalho e com o desemprego, o MEI tem se tornado uma grande opção para quem trabalha na informalidade, A formalização tem sido uma alternativa para quem vê no empreendedorismo uma oportunidade para trabalhar, uma estratégia de sobrevivência devido a situação do país, podendo assim aumentar a renda familiar a um custo baixo. A maioria dos profissionais formalizados como MEI está na faixa dos 31 aos 40 anos, os jovens também têm utilizado a modalidade para empreender. Quem ainda não se formalizou, pode escolher entre as mais de 500 atividades permitidas no cadastro. O MEI pode escolher uma atividade principal e mais 15 ocupações secundárias.

Entre os vários benefícios da formalização estão:

- Aposentadoria

- Auxilio doença

- Auxilio Maternidade

- Facilidade na abertura de contas e obtenção de crédito

- Emissão de notas fiscais

- Redução do número de impostos

- Pensão por morte

- Auxílio reclusão

Quais são as obrigações fiscais e contábeis do MEI?
Todo MEI deve:
–Pagar o guia DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional);
–Emitir um relatório mensal das receitas, para simplificar o controle fiscal;
–Emitir notas fiscais de vendas e prestações de serviços para outras empresas;
–Prestar informações do funcionário (Informação à Previdência Social e Guia do FGTS). Todo microempreendedor individual pode ter um empregado contratado, com o pagamento de um salário mínimo da categoria. Para isso o MEI também deverá arcar com as despesas de contratação e dos direitos trabalhistas do funcionário como FGTS, INSS e 13º. Caso o MEI deseje ter um quadro maior de trabalhadores, deverá se desenquadrar e virar uma microempresa. Vale destacar que o MEI não pode contratar seu cônjuge.

Dispensa de Alvará de licença:

A partir de 1º de setembro foi publicado a resolução aprovada pelo comitê para gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da legalização de Empresas e negócios (CGSIM), onde permite que microempreendedores individuais sejam dispensado de atos públicos de liberação de atividades econômicas, o candidato a microempreendedor individual deve concordar com o Termo de Ciência e Responsabilidade com Efeito de Dispensa de Alvará de Licença de Funcionamento, após se inscrever no Portal do Empreendedor.

O documento será emitido eletronicamente e permite o exercício imediato das atividades. As fiscalizações para verificar os requisitos de dispensa continuarão a ser realizadas, no entanto, o empreendedor não precisa aguardar a visita dos agentes públicos para abrir a empresa. Com essa simplificação vai permitir que cada vez mais pessoas empreendam.

Licença de funcionamento junto ao Corpo de Bombeiros Militares dos Estados e do Distrito Federal:

Se a atividade for considerada de baixo risco, e de acordo com legislação estadual dos Corpos de Bombeiros Militares, o MEI poderá iniciar suas atividades, desde que conheça e cumpra as exigências legais para funcionamento.

O procedimento para o MEI que exerce atividade de baixo risco deverá ser simplificado e pelo Portal do Empreendedor, baseado em declarações assinadas pelo empreendedor onde se responsabiliza pelo cumprimento das medidas de segurança indicadas pelos Bombeiros.

 

 

Vida de MEI

Ler conteúdo completo
Indicados para você