[ editar artigo]

O que é essa tal de gamificação?

O que é essa tal de gamificação?

Recentemente participei de um evento do SEBRAE de Maringá, o nome e o tema me atraíram na hora, "Game For Business", onde foi falado sobre Economia Criativa e O mundo dos E-Sports (esportes eletrônicos). E isso me deu uma "iluminada" para publicar aqui sobre algo da área de games.
Algo que me chamou a atenção e que vi crescer, foi a tal da gamificação onde, basicamente, podemos usar jogos nas empresas, estimulando assim os funcionários ou para engajamento com os clientes.
Veja como usar a gamificação na gestão de pessoas - SERO que é atingido com essa tal de gamificação afinal?

  • A gamificação faz que haja um estimulo a competição saudável ou seja a competição lida com a natureza humana que motiva as pessoas a partir da vontade de superação em algum aspecto, talvez tentar bater até uma meta própria. 
  • Ao atingir um determinado objetivo, bater alguma meta, faz com que desperte um sentimento de conquista, estimulando ainda mais o "jogador" nas próximas estratégias e faz com que de o seu máximo para sempre conseguir algo melhor.
  • Existe milhares de outras coisas que podemos alcançar com a gamificação, como, acessibilidade, medição de desempenho e evolução, etc.

Mas como posso implementar a gamificação na minha empresa?
Bem, antes de mais nada você precisa identificar os principais problemas da empresa: seus funcionários estão desmotivados? A produtividade caiu? Você notou algo sobre o engajamento de sua equipe?
Se pergunte também, quais são os pontos fracos da minha empresa? Qual o objetivo eu quero alcançar? 
Talvez essas perguntas te ajudem a pensar por onde começar. 

Por que implementar na minha empresa?
A aplicação da gamificação gera alguns benefícios como, mais absorção de conteúdo, facilidade em falar sobre o conhecimento aprendido, diversão, diálogo e desafios. 

Engajamento com clientes:
Vou te dar um exemplo de como você pode usar a gamificação para engajar seu cliente, muitas empresas usam a gamificação para vender, e atrair o cliente, o exemplo que vou dar aqui é da Starbucks, onde usaram a parte de dar recompensas a cada ação desempenhada, como um aplicativo de fidelização, confira no vídeo abaixo.

Esse mundo está crescendo hoje em dia, embarque nele também.

Vida de MEI

Comunidade Sebrae
Ítalo Victor Bravos
Ítalo Victor Bravos Seguir

Assistente no Sebrae. Nas horas livres: Fotógrafo, Editor de vídeos, Músico, Gamer e Streamer na Twitch e no Facebook.

Ler conteúdo completo
Indicados para você