[ editar artigo]

Quais os principais erros ao administrar uma empresa e como evitá-los

Quais os principais erros ao administrar uma empresa e como evitá-los

Como anda a gestão da sua empresa? Se você está conduzindo seu negócio, e mesmo  assim ainda não consegue ver resultados, saiba que existem alguns erros básicos, e que, por incrível que pareça, quase nenhum gestor se atenta a isso.

Sabemos que, para o empresário, um dos focos mais importantes é alcançar os objetivos que foram traçados para o empreendimento.

No entanto, quando o gestor não vê o negócio crescer e se desenvolver da forma esperada, a preocupação começa a se instalar.

Especialmente para as empresas que atuam no ramo B2B (como indústrias de ensaios não destrutivos), ter um negócio parado pode resultar em grandes prejuízos financeiros, já que a empresa possui custos diversos para se manter no mercado.

Quando essa situação acontece, o melhor a fazer é analisar a gestão e perceber quais são os erros cometidos, e assim, controlá-los e evitá-los sempre que possível.

Pensando nisso, nós elaboramos este post com uma lista dos principais erros ao administrar uma empresa e como evitá-los.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

1. Misturar as finanças pessoais com as finanças empresariais

Um dos erros mais comuns cometidos pelos empreendedores, especialmente para os que estão iniciando a sua jornada no mercado, é nunca misturar as finanças pessoais com as corporativos.

Afinal de contas, ao misturar as finanças domésticas com as do empreendimento, você pode confundir os cálculos financeiros, além de retirar o valor utilizado para investimentos empresariais.

Ou seja, ao fazer isso, é possível comprometer a saúde financeira do negócio. Por essa razão, invista na separação de contas bancárias e promova a organização e o registro de cada uma das movimentações feitas na empresa.

2. Falta de inovação

Mesmo que a palavra “inovação” seja muito complexa para os novos empreendedores, ela também demonstra a ambição, e ocorre a medida correta do quanto o empreendimento pode crescer.

Dessa forma, para fazer com que um negócio tenha sucesso, é essencial elaborar estratégias para inovar, além de ser ambicioso em seus objetivos.

4. Não monitorar o estoque

Essa é considerada como uma das maiores razões para o aumento dos custos operacionais: a má gestão e monitoramento de estoque.

Especialmente se você atua no ramo industrial, como na fabricação de adesivos para parede, por exemplo, o acompanhamento de estoque não pode faltar.

Afinal, esse tipo de prática leva o negócio a fazer compras de mais recursos do que o necessário, além de gerar confusão para os clientes que desejam comprar o produto.

Para ter uma boa gestão de estoque, você pode utilizar sistemas online de controle, o que vai fazer toda a diferença e auxiliar você nessa tarefa, como no caso do ERP, por exemplo.

Vale lembrar que esses erros podem ser comuns em todos os tipos de empresa, seja um comércio, empresa de placas de sinalização de segurança, escritório de advocacia, entre qualquer outro!

Agora que você já conhece quais são os principais erros ao administrar uma empresa e como evitá-los, o que acha de mudar suas estratégias e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Vida de MEI

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você