[ editar artigo]

Vantagens de ser MEI e ter um CNPJ

Vantagens de ser MEI e ter um CNPJ

Ontem, na minha timeline da rede social, um recado pedia recomendações sobre as vantagens de ser MEI – Micro Empreendedor Individual e de ter um CNPJ.

Acredito que existam várias dúvidas corriqueiras sobre abrir uma empresa a todo momento e a formalização do MEI. Afinal, mesmo com tantas informações, fica difícil confiar naquilo que lemos, por isso surgem as incertezas.

Eu mesma entro em conflito várias vezes quando se trata do meu MEI e da minha empresa, e acabo buscando ajuda para questões básicas, muitas vezes. Inclusive porque modificações podem ocorrer em relação a normativas e decretos que validam a formalização empresarial no Brasil.


Contando com as novidades e informações do que está no sistema MEI, existem várias vantagens e benefícios em ter um CNPJ, principalmente na categoria MEI.

Veja algumas dessas conveniências que elenquei sobre ser MEI e ter um CNPJ:

Entre esses direitos, para quem tem CNPJ, está a possibilidade de fazer um plano de saúde empresarial, com descontos para você e dependentes. No meu caso, que sou MEI e não tenho funcionário, consegui fazer o plano para mim e para meu filho, bastou que ele fosse dependente direto no convênio que eu escolhi. Outra situação da qual eu também obtive incentivos foi no seguro de vida e na previdência privada, também por possuir um CNPJ.

No caso de quem possui um CNPJ, sendo MEI ou não, poderá se beneficiar ainda de descontos na compra de veículos 0km, conta jurídica, acesso a créditos financeiros e empréstimos com taxas diferenciadas. Nesse último caso, o MEI possui condições ainda mais especiais junto ao setor bancário. Por isso, procure um gerente e busque conhecer o que essa instituição pode te oferecer como incentivos para que você possa investir no seu negócio.

Existe já um linha especial de crédito no BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social para MEI. Para solicitar basta estar em dia com as obrigações fiscais e documentação. O cartão do BNDES pode ser requerido em diversas instituições bancárias onde o MEI já possui conta ou não.

Essas foram algumas das benesses de ter um CNPJ e ser MEI. Se você quiser contribuir também com sua experiência no assunto, comente no post ou escreva também na Comunidade Sebrae. A plataforma é aberta e colaborativa!

Comunidade Sebrae
Suzane Marie
Suzane Marie Seguir

Sou jornalista, MEI e gerente de comunidades da Comunidade Sebrae!

Ler matéria completa
Indicados para você