Fornecer equipamentos para os colaboradores que trabalham de forma remota pode ser uma ótima forma de reter e atrair talentos para a empresa
O trabalho remoto, também conhecido como home office, tornou-se parte da rotina de muitas pessoas, tanto no Brasil quanto ao redor do mundo. Esse tipo de jornada proporciona uma qualidade de vida significativa para o trabalhador e, consequentemente, aumenta sua produtividade.
Atualmente, o trabalho remoto também é visto como uma estratégia para aumentar a retenção e atração de talentos. Isso porque é possível contratar pessoas de diferentes localizações, bem como fornecer uma jornada de trabalho menos cansativa que é cada vez mais buscada pelos trabalhadores.
No entanto, existem algumas ações que devem ser colocadas em prática para que o home office possa trazer esses benefícios. Uma delas é o fornecimento de ferramentas para que os colaboradores possam desempenhar seu trabalho da melhor forma possível. Alguns equipamentos são indispensáveis para a rotina de trabalho e, consequentemente, para alcançar os melhores resultados para a empresa.
Mouses e teclados ergonômicos
Uma estação de trabalho deve ser confortável e ergonômica para evitar possíveis lesões por esforços repetitivos mais conhecida como LER. Portanto, fornecer kits de mouses e teclados, preferencialmente sem fio, e que se adaptem à rotina de trabalho dos colaboradores é a melhor maneira de demonstrar preocupação com seu bem-estar e prevenir problemas futuros.
Suporte para notebook
Apesar de parecer algo dispensável, apenas quem trabalha com um notebook sabe o quanto um suporte faz diferença no dia a dia. O suporte ajustável proporciona melhorias ergonômicas, permitindo que o equipamento fique na altura dos olhos do usuário, o que previne de problemas como torcicolo, dores na coluna, etc. Além disso, também oferece um melhor posicionamento da câmera em reuniões online.
Câmera
Atualmente, a maioria dos notebooks vem com câmera, porém, nem sempre é a melhor. Uma boa câmera é essencial para cargos que demandam muitas reuniões online, principalmente para quem lida com clientes. Sendo assim, o ideal é escolher um modelo com boa resolução de imagem e com um formato de clipe compatível com o monitor, visando um encaixe eficiente.
Headset sem fio
Além disso, é bom avaliar a compra de um aparelho com um bom sistema de áudio. O conjunto ideal para quem participa de muitas reuniões ao longo do dia é o headset sem fio, com boa captação de som e áudio limpo. A ausência de fios proporciona um ambiente e uma mesa de trabalho mais organizada e menos poluída. Além disso, o equipamento pode ser usado para aumentar a concentração, abafando ruídos do ambiente.
Monitores
Embora seja um caso bastante específico, é importante mencionar a necessidade de monitores adicionais para colaboradores que lidam com muitos dados e planilhas. Fornecer uma tela extra, como uma TV de 65 polegadas, pode proporcionar mais conforto, uma análise mais detalhada das informações e uma melhor visualização de planilhas.
Cadeira ergonômica
Armazenamento na nuvem ou HD externo
Para colaboradores que trabalham exclusivamente de forma online, disponibilizar uma dessas opções é essencial para evitar a perda de documentos e dados importantes. Também é importante incentivar uma cultura organizacional de guardar arquivos nessas ferramentas, visando evitar esse tipo de problema.
Gostou das dicas? Comenta aí embaixo! Até logo!